![]() |
| Ação contou com o apoio de órgãos continentais, 5 países, 9 estados e a Premier League / Foto: Divulgação / Ministério da Justiça |
Uma operação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) derrubou 675 site e 14 aplicativos de streaming piratas, nesta quinta-feira (19). A sétima fase da “Operação 404” já prendeu oito pessoas, sendo cinco no Brasil e três na Argentina.
A ação, segundo o ministério, cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e faz parte de uma mobilização internacional contra infrações a diretos autorais. Diversos materiais relacionados aos crimes forma apreendidos.
Além da derrubada dos sites e aplicativos de jogos, músicas, filmes e séries, a ação removeu os servidores e desindexou de mecanismos de buscas de páginas e os perfis das redes sociais foram derrubados.
No Brasil, a operação se concentrou em nove estados: Espirito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Também contou com a participação de órgãos da Argentina, EUA, Paraguai, Peru e Reino Unido.
Em outra operação recente, a Redirect, coordenada pelo Ciberlab, identificou que os sites derrubados por distribuição ilegal de conteúdo também espalhavam vírus e malwares deixando os computadores vulneráveis a ataques cibernéticos ou roubo de dados como phishing.
A “Operação 404” faz referência ao “erro 404”, código que é exibido quando um site não pode ser encontrado ou está indisponível. A primeira fase da operação aconteceu em 2019 e até o momento já foram mais de três mil sites e aplicativos derrubados ou bloqueados.

0 Comments:
Postar um comentário